O Eco-Active, segmento da Kantar para os comprometidos com o meio ambiente, na América Latina caíram 2% em 2022 (14% vs. 16% em 2021). Embora seja um percentual menor, somando-se aos 33% dos Eco-Considerers, que querem ser sustentáveis mas ainda não o são, chegamos a 44% de todo o gasto que vai para produtos de consumo de massa, mostrando que são um público importante .
47% dos latinos concordam fortemente que é mais difícil agir com responsabilidade hoje em dia. Mas as empresas que conseguem se destacar têm em comum a reciclagem, ou seja, embalar ou produzir de forma ecológica, já que isso é atrativo para os consumidores. Também que os recipientes sejam biodegradáveis é outro fator a considerar, assim como que os alimentos e bebidas sejam de origem vegetal.
Embora os números estejam em queda este ano, devemos considerar que antes da pandemia os Eco-Actives eram 11%. Isso mostra que a evolução para a responsabilidade ambiental é algo gradativo e fabricantes e varejistas que investirem nela encontrarão um público fiel.
Quais são as preocupações do comprador?
No relatório, as famílias da região também classificaram as questões que consideram mais importantes para o planeta. Pela primeira vez, Mudanças Climáticas e Água foram os mais relevantes no mesmo nível de preocupação.
Apesar da existência de uma lacuna entre os valores sustentáveis e a compra efetiva de produtos responsáveis, o consumidor de hoje está mais informado e consciente, razão pela qual é mais exigente com as empresas. 30% das famílias pensam que as empresas são responsáveis por cuidar do meio ambiente. No entanto, para elas o compromisso também está nas mãos do Governo, com 37%
É importante levar em conta os Eco-Considerers, pois eles representam 1/3 da população latina, inclsuive em alguns países eles são 40% da população, então há um mercado a conquistar com informações claras. A recomendação é continuar com o propósito de cuidar do meio ambiente, já que os consumidores estão cada vez mais interessados em saber como as marcas estão sendo sustentáveis.
Fale com nossa equipe para as últimas descobertas sobre o consumidor consciente!