Mercado de delivery no Brasil é principal responsável pelo crescimento do consumo fora de casa

Nosso estudo Consumer Insights aponta novas dinâmicas no mercado de delivery, como o consumo na casa de outras pessoas
22 outubro 2024
crescimento do mercado de delivery
Hudson Romano
Hudson
Romano

Head of Foodservice & QSR, São Paulo, Brasil

Entre em contato

No primeiro semestre de 2024, o consumo fora das casas brasileiras seguiu acelerando via frequência (+13% em comparação ao mesmo período do ano anterior), o que, consequentemente, gera mais ocasiões de consumo (+23%). 

O mercado de delivery é o principal responsável pelo crescimento do consumo fora de casa. Contribui com maior número de unidades (+12%), frequência (41 vezes no semestre) e tíquete médio (R$ 46,80).  
 

O mercado de delivery também vem abrindo espaço para novas dinâmicas fora de casa, principalmente em relação ao consumo na casa de outras pessoas, que já é o maior em contribuição, abocanhando 39% de importância em unidades (alta de 8,8 pontos percentuais no período estudado).
 

Mercados locais: oportunidades para as marcas de bens de consumo  

 

Os brasileiros também dão espaço para o consumo no local – no inglês, chamado de on premise. Aqui, o crescimento está conectado às boates e baladas (+5% em contribuição de unidades no período estudado), aos bares (+2%) e às cafeterias (+2%). Também há maior contribuição dos canais de impulso (+5%), com destaque para barraca de praia e quiosque (+2%) e cantinas de escola, trabalho e faculdade (+1%).  
 

Consumo de bebidas alcoólicas no Brasil  
 

É válido destacar que as bebidas despontam tanto no mercado de delivery como no consumo no local. Entretanto, aparecem em momentos diferentes da jornada do consumidor. As não alcoólicas, por exemplo, são mais consumidas durante a semana (73% do gasto ocorre entre segunda e sexta-feira), enquanto as alcoólicas são ingeridas principalmente aos fins de semana (48% do gasto é realizado no sábado ou domingo).  
 

Há mais espaço para bebidas alcóolicas aos domingos e a estratégia de como ativar o consumidor pode ser determinante para convertê-lo. Para ser a escolha do cliente, é preciso estar disponível nos bares e no mercado de delivery, bem como se conectar com os tradicionais eventos esportivos e encontros entre família e amigos.   

Os alimentos, por sua vez, apresentam diferenças de acordo com o canal escolhido. No primeiro semestre de 2024, os brasileiros que usaram delivery apresentaram preferência para os doces caseiros (+12%), enquanto aqueles que consumiram no local priorizaram as refeições e os salgados.  

Para se destacar em um mercado com canais variados, é preciso fazer uma estratégia sob medida para cada um deles.  
 
Fale com nossos especialistas para entender a melhor forma da sua marca se destacar em cada canal fora de casa.  

 

Entre em contato