Em um momento em que o fenômeno da reduflação está na ordem do dia, investigamos o que as ações do consumidor realmente dizem, captando esse comportamento no nosso novo vídeo. Nosso estudo de mercado revela uma dinâmica interessante utilizada pelos latino-americanos para equilibrar os gastos de casa.
A reduflação é uma estratégia de diminuição do tamanho das embalagens adotada pelos fabricantes em resposta ao aumento da inflação, que eleva os custos de produção e abate o poder de compra dos consumidores. Dessa forma, o objetivo é manter a média de preços e evitar que os consumidores abandonem as marcas.
Na América Latina, 60% de todas as categorias que crescem em volume têm embalagens menores em comparação com o ano anterior, indicando que essa estratégia pode ser eficaz, especialmente em alimentos e bebidas.
Segundo o estudo de mercado, sorvete é o produto que mais encolheu em tamanho na escolha dos latinos, com uma diminuição de 17% comparado há um ano. Outras categorias, como leite em pó, refrigerantes, biscoitos doces e salgadinhos, também estão sendo escolhidas em embalagens menores. Em comum, são produtos com maior frequência de compra.
Na direção contrária, o consumidor leva para casa embalagens maiores de algumas categorias, como aromatizadores de ambiente, iogurte, sucos concentrados, absorventes higiênicos e sabão para roupas. Essa tendência é observada principalmente em categorias de cuidado pessoal e do lar, que podem oferecer maior durabilidade e um preço menor por peso ou unidade.
O estudo de mercado também destaca que o local de compra influencia a variação de tamanho das embalagens. Por exemplo, absorventes femininos aumentam em frequência e tamanho de produto em atacarejos.
Os consumidores estão buscando oportunidades e estão dispostos a mudar para produtos menores quando a reposição é mais frequente. Exploramos no nosso vídeo mais recente os fatores que influenciam as escolhas do consumidor. Utilize este estudo de mercado para o seu planejamento estratégico e navegue no mercado com uma perspectiva mais diferenciada.
Assista ao vídeo e conheça os detalhes