Considerando os aumentos nos preços de FMCG na América Latina, os consumidores têm hoje 25% menos poder aquisitivo. No entanto, só reduziram o nível de consumo em 1% em relação a dois anos atrás. Para superar o ambiente econômico, o comportamento adotado foi fragmentar as ocasiões de compra para limitar o ticket, buscar mais canais com melhor atratividade e reduzir um pouco o volume de cada categoria para manter o número de categorias compradas.
Em três anos, 160 milhões ocasiões foram fragmentadas de formatos de varejo consolidados para canais emergentes. Isso implica que as marcas devem alcançar os consumidores onde quer que estejam e adaptar as estratégias aos novos formatos, sem deixar de lado os investimentos para não perder relevância nos canais mais tradicionais – que ainda representam 50% dos pontos de contato com o shopper na região.
Ambiente econômico impulsiona marcas a estarem disponíveis com propósito
Os fabricantes de bens de consumo de massa hoje devem estar em mais pontos de venda para serem escolhidos. Em 2020, os três principais canais concentraram 58% das ocasiões de compra das 30 maiores empresas de FMCG da Latam, sendo hoje 53%.
Essas novas ocasiões e a omnicanalidade acabam beneficiando quase todos os canais: nove dos 11 principais da nossa região estão ganhando oportunidades de compra, seja por mais penetração ou mais frequência.
No atual ambiente econômico, aqueles que oferecem a possibilidade de manter o volume com um preço mais baixo tornam-se fundamentais. Por isso, os canais de Custo-benefício ganham relevância, representados por lojas de Desconto e Atacarejos; bem como os de uso mais específico, como Farmácias e Conveniências. É aí que mais da metade das marcas estão ganhando ocasiões.
Por outro lado, temos o Porta a Porta ou as Lojas Tradicionais, que começam a perder momentos de compra, sobretudo por menor frequência. Somado à menor fidelização, vemos que há mais marcas perdendo ocasiões nesses canais, do que ganhando.
Preparamos um vídeo para que você saiba qual o papel desses principais varejistas nos diferentes momentos de compra em nosso ambiente econômico, focando em um exemplo da Colômbia – país com o maior desenvolvimento de lojas de Desconto na região. Aproveitar ao máximo cada visita neste contexto fragmentado é fundamental, e nós podemos ajudar!