Consumidores Camaleões
Adaptando-se às mudanças de cores dos compradores omnicanal da América Latina
Conheça os consumidores camaleônicos da América Latina, um grupo que se sente confortável com as mudanças e com sua capacidade de melhorar suas condições de compra.
Diante da instabilidade econômica da região, as famílias tornaram-se especialistas em encontrar as melhores ofertas, pesquisando em diferentes lojas para esticar ainda mais o orçamento. Também se trata de comprar de forma inteligente, aproveitando ao máximo as lojas físicas e as compras online.
Mas, nos últimos dois anos, assistimos a uma fase de consolidação multicanal no ecossistema varejista latino-americano. Os compradores diminuíram o hábito de explorar novos canais e os canais preferenciais atingiram um ponto de estagnação, tendência que se estende até 2024.
Investigamos o que os consumidores latino-americanos estão fazendo e o que provavelmente farão a seguir para inspirar sua capacidade de influenciar a jornada do comprador.
Decodificamos o intrincado mercado varejista na América Latina
O mercado de bens de consumo na América Latina é grande e ativo: 25 mil milhões de compras feitas anualmente por 131 milhões de lares que navegam no cenário omnicanal.
Os retailers e as marcas devem acompanhar esses compradores em constante mudança. O mercado pode estar mais estável, mas a capacidade de mudança e adaptação dos compradores continua mais forte do que nunca.
Nosso relatório Omnichannel Latam 2024 não apenas informa o que eles compram e onde, mas também porque o fazem. Descubra nossos dados para entender:
- Como os consumidores compram na América Latina?
- Que canais eles estão escolhendo?
- Qual o papel de cada canal na rotina dos shoppers? Como a missão de compra está mudando
Canais relevantes
Na Amérca Latina, 50% da renda das famílias vai para compras de bens de consumo. Nossos compradores camaleões utilizam em média seis canais diferentes, indicando uma rotina de compras diversificada e a importância de estratégias multicanais para os varejistas.
As lojas tradicionais e padarias, juntamente com os
supermercados, desempenham obviamente um papel importante no mercado. Mas, impulsionadas pela inflação, as taxas de crescimento mais elevadas estão nos segmentos de conveniência e de maior relação qualidade/preço, tais como lojas de descontos e lojas de conveniência de bairro.
O comércio electrônico registra um crescimento
significativo, com quase 2 milhões de novos compradores em toda a região e um aumento de 20% no valor médio das transações.
A chave para uma estratégia omnicanal bem-sucedida reside na compreensão e adaptação às necessidades do omnishopper, garantindo o mix de produtos, o dimensionamento e a estratégia de preços corretos em todos os canais.
Veja Também:
Compreender profundamente os compradores e aproveitar
ao máximo os canais de varejo tradicionais e emergentes.